skip to Main Content
(21) 99186-5884 contato@neurocienciasaplicadas.com.br
Curso De Extensão Em Neurociências E Educação: Limites E Desafios

Curso de Extensão em Neurociências e Educação: limites e desafios

Carga-horária: 15 horas

Público-alvo: professores, pedagogos, psicopedagogos e demais profissionais da área da educação

Pré-requisitos: conhecimentos básicos de neurociências, compreensão de leitura em língua inglesa, possuir e saber manusear o leitor de arquivos em pdf, possuir computador/tablet/smartfone com recursos de áudio e vídeo

Módulos: 4

Metodologia: Ensino à Distância com uso de aulas online, leituras e fóruns

Idioma: português com textos em inglês

As aulas ao vivo serão gravadas e ficarão disponíveis por 30 dias após o término do curso. Os alunos também receberão textos e artigos em pdf como material.

Conclusão do curso: Os alunos que concluírem todas as etapas receberão certificado

Módulo 1 – Neurociências e Educação: Um diálogo possível?

A neurociência, ou neurociências, virou o grande destaque desse século e tem sido relacionada com os mais diversos temas do nosso dia a dia. Não poderia ser diferente, já que o sistema nervoso tem uma grande importância na construção da nossa realidade e na nossa capacidade de interagir com o mundo. Mas qual o limite para que essa ciência possa realmente se aplicar ao dia a dia? Nesse módulo iremos caminhar por todas as possibilidades de conexão entre as neurociências e a educação, construindo um mapa de como essa interação é possível e como ela pode de fato se tornar em uma realidade nas escolas e no processo de educação.

Módulo 2 – Neuroplasticidade e Sala de Aula: o que sabemos sobre essa relação?

A neuroplasticidade é um dos conceitos centrais das neurociências e se define pela capacidade que o sistema nervoso tem de se organizar e re-organizar diante de um ambiente novo. Da mesma forma, esse conceito é utilizado muito no senso comum e no contexto da educação, mas muitas vezes é descontextualizado e usado de uma forma vazia. Nesse módulo iremos ver e discutir sobre os limites da neuroplasticidade e como ela de fato pode ser relacionada com as experiências em sala de aula.

Módulo 3 – Funções Cognitivas e Educação: quando as Neurociências Cognitivas entram em sala de aula

Na sala de aula o educador não acessa o sistema nervoso diretamente, ele “olha” a caixa preta através do comportamento e da cognição. Aqui falaremos  sobre as funções cognitivas, o neurodesenvolvimento e como a maturação do sistema nervoso está relacionada com a possibilidade de novas aprendizagens. Também serão abordados experimentos da neurociência cognitiva que podem servir de inspiração para o educador pensar em estratégias para serem aplicadas em sala de aula e que sejam baseadas nos conceitos centrais das neurociências.

Módulo 4 – Construção do Projeto Final

O último módulo consiste na aplicação prática. Cada aluno irá construir um projeto, de acordo cm a sua realidade, de aplicação dos conceitos teóricos. Nesse momento todos os conceitos dos módulos anteriores se entrelaça para dar oportunidade à construção de estratégias práticas.

Back To Top