Pós-Graduação em Neurociências e Movimento Humano – EAD

Ensino à Distância com aulas gravadas e ao vivo

Sábado mensal das 09:00 às 18:00 horas (ao vivo) e aulas gravadas disponibilizadas em nossa plataforma

Previsão de Início: 12 de março de 2022

Duração: 18 meses

Coordenação: Prof. Mestre Eduardo Nicoliche

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 360 horas.
CARGA HORÁRIA DE AULA TEÓRICA:
• 150 horas em formato online (ao vivo)
• 130 horas em aulas gravadas (disponibilizadas em nossa plataforma)
CARGA HORÁRIA DE ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA: 80 horas.


INVESTIMENTO:

Mensalidade R$300,00 (trezentos reais)


INSCRIÇÃO: R$150,00* (PAGAMENTO ATRAVÉS DE DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA)

O pagamento da inscrição deverá ser efetuado através de depósito /transferência em nome do Instituto de Neurociências Aplicadas Ltda. O depósito deverá ser efetuado no Banco do Brasil, Agência 3519-X, Conta Corrente 9866-3 – CNPJ: 04.849.136/0001-21.

*Não haverá devolução da taxa em caso de desistência

 


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

  • 1 Foto 3 x 4 digitalizada
  • Cópia Autenticada do Diploma de Graduação ou comprovação de conclusão de curso de graduação reconhecido pelo MEC
  • Histórico Escolar da Graduação
  • Curriculum Vitae
  • RG, CPF e comprovante de residência
  • Comprovante de transferência/depósito do valor da inscrição
  • Carta contendo as expectativas em relação ao curso

INFORMAÇÕES E MATRÍCULAS:

  • Tel e whatsapp: (21) 97683-1998
  • Email: cursos@neurocienciasaplicadas.com.br
  • www.neurocienciasaplicadas.com.br/cursos

Endereço: Av das Américas, 500, Bloco 6A, sala 315 – Shopping Downtown – Barra da Tijuca

(A matrícula deverá ser realizada por e-mail ou whatsapp)


Público Alvo: Graduados em Educação Física, Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Medicina, Enfermagem, pedagogos e profissionais da área de educação; Graduandos das mesmas áreas que estejam cursando o último ano.

Visão Geral: O Movimento Humano engloba diversas subáreas do conhecimento, entre elas: biomecânica, fisiologia, cinesiologia, psicologia, e em especial, a neurociência, através de novos estudos sobre cognição e neurofisiologia. Subdividido em três pontos principais: Controle Motor, Aprendizagem Motora e Desenvolvimento Motor. Esta pós-graduação foi projetada para pessoas que desejam estudar aprendizagem, desenvolvimento e controle motor. Especificamente, àqueles que se interessem por um embasamento teórico aprofundado sobre os princípios que norteiam as habilidades cognitivo-motoras. Portanto, os alunos terão uma abordagem interdisciplinar do estudo do Movimento Humano que o preparará para o trabalho com praticantes de esportes, atletas e pessoas comuns (não atletas), saudáveis ou não saudáveis. O programa contém ensino de alto nível, pautado em pesquisas recentes.

Descrição: A Pós-Graduação em Neurociência e Movimento Humano oferecerá aos alunos uma compreensão crítica das questões atuais do tema aplicado ao movimento humano dentro das configurações do esporte, do exercício, das atividades diárias dos seres humanos, e especialmente, da participação do cérebro neste contexto. Você irá explorar um programa de ensino abrangente, envolvendo temas como técnicas de avaliação do movimento aplicado ao esporte e aos não praticantes, uma visão teórico/prática de como orientar seu aluno/cliente/paciente de forma que melhor aperfeiçoe seus gestos motores mais deficientes.
Este curso é destinado a qualquer pessoa envolvida, ou que tenha interesse, no campo do Movimento Humano. O seu conteúdo beneficiará a treinadores, professores, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais ou a aqueles que almejem apenas usar as habilidades descritas neste curso para melhorar o seu próprio desempenho pessoal.

Formato do Curso: Este é um curso teórico que explora questões relacionadas ao Movimento Humano comuns em esportes e atividades diárias normais. Os alunos aprenderão aplicar conceitos básicos do tema, bem como as habilidades e técnicas de treinamento usadas para melhorar o desempenho motor. No curso o aluno entrará em contato com temas-chaves, como: aprendizagem motora, desenvolvimento motor, avaliação motora, controle motor, neurofisiologia e demais temas que cercam a área.

Objetivo Geral: Promover a construção do conhecimento acadêmico entre profissionais do esporte e da saúde, possibilitando a assimilação de novas concepções na atenção ao atleta, praticante de atividade física e não praticante de atividade física, com ênfase em Neurociência e em especial nos aspectos do Movimento Humano. Abordando três pontos principais: Controle Motor, Aprendizagem Motora e Desenvolvimento Motor.

Justificativa: O Movimento Humano refere-se a um campo específico da neurociência que estuda os mecanismos responsáveis pela produção do movimento, controle motor, os processos subjacentes às mudanças ocorridas em função da prática, aprendizagem motora, e as mudanças no comportamento motor ao longo do ciclo (tempo) da vida, desenvolvimento motor. Estuda o Movimento Humano e suas inúmeras formas de se aperfeiçoar seu desempenho. Portanto, este curso justifica-se diante da forma crescente que profissionais da saúdevêm buscando aprofundar-se e conhecer o campo da ciência que estuda este tema, não só no contexto esportivo, mas também no âmbito geral.

O estudo do Movimento Humano permite entender:

• O funcionamento do processo de aprendizagem e as melhores estratégias para orientação desse processo.
• O prognóstico e recuperação de habilidades motoras.
• As técnicas e recursos de otimização do desempenho.
• A orientação mais eficaz e continua para o desenvolvimento e aprimoramento de gestos.
• A monitorização e intervenção em atividades esportivas recreativas.
• Pareceres e avalições motoras gerais individuais e de grupos.

 

Título a ser obtido pelo pós-graduando: Especialista em Neurociências e Movimento Humano

Metodologia: Exposições teóricas, apresentações audiovisuais, dinâmica de grupo e estudos de caso.

Programa do Curso

UNIDADE 1: Introdução à Neurociência e Comportamento
Ementa: Introdução ao tema do curso. Conceitos básicos.
Carga horária: 10 horas
Professor: Doutor Alair Pedro Ribeiro
Referências:
• HAINES, D. Neurociência fundamental. São Paulo, Elsevier, 2006.
• FELTEN, D.; JOSEFOWICZ, R. Atlas de neurociência humana de Netter. Porto Alegre, Artmed, 2005.
• CONORS, B.; et al. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. Porto Alegre, Artmed, 2002.

UNIDADE 2: Neuroanatomia
Ementa: Conceitos elementares macroscópicos do sistema nervoso. Revestimentos do SNC, nervos espinais e medula espinal, romboencéfalo, cerebelo, mesencéfalo, diencéfalo e telencéfalo; nervos crânianos; sistema ventricular e líquor; sistema nervoso autônomo e vascularização arterial e venosa do sistema nervoso.
Carga horária: 20 horas
Professora: Doutora Jainne Martins Ferreira
Referências:
• MACHADO, A. Neuroanatomia Funcional. Rio de Janeiro/São Paulo: Atheneu, 1991.
• RUBIN, M.; SAFDIEH, J.E. Netter Neuroanatomia Essencial, 1ªed, Elsevier, 2008.
• SNELL, R. Neuroanatomia Clínica, 7ªed, Guanabara Koogan, 2011.

UNIDADE 3: Neurofisiologia
Ementa: Conceitos iniciais de neurofisiologia. Potenciais bioelétricos. Potenciais de membrana e ação. Nervo, sinapse e tratos nervosos. Neurotransmissores, neuromoduladores e receptores. Neurotransmissores e correlações clínicas. Sinapses e vias catecolaminérgicas.
Carga horária: 20 horas
Professora: Doutrora. Jainne Martins Ferreira
Referências:
• KANDEL, E.R.; SCHWARTZ, J.H.; JESSEL, M. Essentials of neuroscience and behavior. Stamford, Appleton & Lange, 1995.
• LENT, R. Cem bilhões de neurônios. Rio de Janeiro, Atheneu Rio, 2002.
• BEAR, M.F.; CONNORS, B.W.; PARADISO, M.A. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. Artmed, 3 ed,2008

UNIDADE 4: Aprendizagem Motora / Controle Motor
Ementa: aquisição de habilidades motoras e os fatores que a influenciam. Estudo dos mecanismos e processos subjacentes às mudanças de comportamento motor. Mecanismos responsáveis pela produção/organização dos movimentos. Como o sistema nervoso controla o desempenho de habilidades coordenadas.
Carga horária: 20 horas
Professor: Doutora. Mariana Gongora
Referências:
• LATASH, M. Neurophysiological basis of movement. Champaigh, Human Kinetics, 1998.
• SCHMIDT, R.A.; Wrisberg, C.A. Aprendizagem e performace motora: uma abordagem da aprendizagem baseada na situação. Artmed, 2010.
• MAGILL, R.A. Aprendizagem Motora: conceitos e aplicações. São Paulo, Edgard Blucher, 2000.
• SHUMWAY-COOK, A.; WOOLLACOTT, M. Controle Motor: Teoria e aplicações práticas. 2ª Ed. Barueri, SP: Manole, 2003.
• SCHMIDT, R.A.; Wrisberg, C.A. Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada na situação. Artmed, 2010.
• KERR, R. Psychomotor learning. New York, CBS College, 1982.
• SCHMIDT, R.A. Motor control and learning: a behavioral emphasis. Champaign, Human Kinetics, 1988.

UNIDADE 5: Metodologia da Pesquisa
Ementa: Discutir princípios teóricos fundamentais sobre o conceito de Ciência e suas implicações no desenvolvimento do pensamento. Estabelecer as relações da epistemologia com o pensamento lógico e coerente exigido para a pesquisa em psicologia esportiva e ciências do exercício. Estabelecer o discernimento e a capacidade de elaboração dos diferentes tipos de pesquisas científicas. Estabelecer claramente o tema do projeto, problema e hipóteses de uma pesquisa científica. Discutir delineamentos de pesquisa e elaborar adequadamente projetos.
Carga horária: 20 horas
Professor: Mestre. Eduardo Nicoliche
Referências:
• FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa (Coleção Pesquisa Qualitativa). FLICK, Uwe (Coord.) Porto Alegre: Artmed, 2009.
• GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos (Coleção Pesquisa Qualitativa). FLICK, Uwe (Coord.) Porto Alegre: Artmed, 2009.
• Ludorf, S.M.A. Metodologia da Pesquisa: do projeto ao trabalho de conclusão de curso. Appris, 2017.

UNIDADE 6: Desenvolvimento Motor/Avaliação Motora
Ementa: Mudanças no comportamento motor de um indivíduo ao longo de seu ciclo de vida e os fatores que influenciam.
Carga horária: 20 horas
Professor: Mestre. Eduardo Nicoliche
Referências:
• LATASH, M. Neurophysiological basis of movement. Champaigh, Human Kinetics, 1998.
• SCHMIDT, R.A.; Wrisberg, C.A. Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada na situação. Artmed, 2010.
• GALLAHUE, D.; OZMUM, J. Compreendendo o desenvolvimento motor. São Paulo, Phorte, 2005.
• NETO, F.R. Manual de Avaliação Motora. Artmed, 1ºed, 2002.

UNIDADE 7: Exercício físico e saúde mental
Ementa: Importância do exercício na saúde mental. Como o exercício reduz os níveis de ansiedade e estresse. Mecanismos neurofisiológicos. Estratégias de intervenção.
Carga horária: 20 horas
Professora: Mestre. Elida Costa
Referências:
• DESLANDES, A.; et al. Exercice and Mental Health: Many Reasons to Move. Neuropsychobiology 59: 191-198, 2009.

• PRAAG, H.V.; Exercise and thr brain: something to chew on. Trends Neurosci 32(5): 283-90, 2009.

• ADLARD, P.A.; Cotman, C.W. Voluntary exercise protects against stress-induced decreases in brain derived neurotrophic factor protein expression. Neuroscience 124: 985-992, 2004.

UNIDADE 8: Estratégias de intervenção motora/cognitiva
Ementa: Base teórica para aplicabilidade do exercício físico na reabilitação de funções cognitivas/motoras. Relação entre a cognição e o movimento. Reabilitação em sujeitos com e sem comprometimento cognitivo. Exercícios físicos e cognitivos combinados. Efeito agudo e crônico do exercício físico no cérebro. Funções cognitivas, exercícios aeróbicos e idade
Carga horária: 15 horas
Professora: Mestre. Elida Costa
Referências:
• NAN, Z.; et al. Effects of Physical Activity on Motor Skills and Cognitive Development in Early Childhood: A Systematic Review. BioMed Research International 2017: 2017.
• BASSO, J.C.; SUZUKI, W.A. The Effects of Acute Exercise on Mood, Cognition, Neurophysiology, and Neurochemical Pathways: A Review. Brain Plasticity 127–152, 2017.
• LAUENROTH, A.; et al. Influence of combined physical and cognitive training on cognition: a systematic review. BMC Geriatrics 16: 141, 2016.

UNIDADE 9: Neurociência da Dor
Ementa: Moderna Neurociência da dor: Conceitos atualizados sobre a neurofisiologia da dor. Conciliando a Biomecânica com a moderna Neurociência: Entender a relação entre movimento e dor, discutindo os principais modelos existentes. Fisiopatologia da dor. Neuroplasticidade: As principais acomodações e modificações no SNC dos indivíduos com dor e como o exercício pode influência na recuperação. Prescrição de exercícios para indivíduos com dor crônica.
Carga horária: 20 horas
Professor: Mestre. Marcos Russo
Referências:
• RAJA, S.N.; et al. The revised International Association for the Study of Pain definition of pain: concepts, challenges, and compromises. Pain 161(9): 1976-1982, 2020.

• SMITH, B.E.; et al. Musculoskeletal pain and exercise-challenging existing paradigms and introducing new. Br J Sports Med 53(14): 907-912, 2019.

• TATU, K.; et al. How do morphological alterations caused bt chronic pain
distribute across the brain? A meta-analytic coalteration study. Neuroimage Clin 21(18): 15-30, 2017.

UNIDADE 10: Cognição e movimento
Ementa: Atenção, controle inibitório, inteligência, raciocínio dedutivo e resolução deproblemas.
Carga horária: 20 horas
Professora: Doutrora. Bruna Velasques
Referências:
• AL-YAHYAA, E.; DAWESA, H.; et al. “Cognitive motor interference while walking: A systematic review and meta-analysis.” Neuroscience and Biobehavioral Reviews 35: 715-728, 2011.
• HUXHOLD, O.; LI, S.C.; et al. “Dual-tasking postural control: Aging and the effects of cognitive demand in conjunction with focus of attention.” Brain Research Bulletin 69(3): 294-305, 2006.
• JAMET, M.; DEVITERNE, D.; et al. “Age-related part taken by attentional cognitive processes in standing postural control in a dual-task context.” Gait & Posture 25(2): 179-184, 2007.

UNIDADE 11: Neurociência e Treinamento Funcional
Ementa: Teoria e prática de exercícios quem visam refinar as habilidades motoras sejam elas esportivas ou gestos naturais do dia a dia. Aplicados a atletas, não atletas, idosos, jovens e crianças.
Carga horária: 20 horas
Professor: Mestre. Carlos Amoroso
Referências:
• PONT GEIS, P. Atividade física e saúde na terceira idade: teoria e prática. Pilar Pont Geis; trad. Magda Schwartzhaupt Chaves. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
• DE ROSE, J.R.D; NICOLAI, A.H. Esporte e atividade física na infância e adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2009.
• BARROS NETO, T.L. Exercício, saúde e desempenho físico. São Paulo: Atheneu, 1997.

UNIDADE 12: Controle motor em doenças neurodegenerativas
Ementa: Implicações de doenças como Parkinson, Alzheimer, AVC, Esclerose Lateral Amiotrófica no controle dos membros superiores, inferiores e da postura.
Carga horária: 20 horas
Professora: Doutrora. Juliana Bittencourt
Referências:
• PIRES, S.C.C. A Influência do Exercício terapêutico nos ajustes posturais antecipatórios dos Doentes de Parkinson. Faculdade de Desporto. Porto, Universidade do Porto, 2006.
• PRADO, J.M. Controle postural em adultos e idosos durante tarefas duais. Instituto de Psicologia. São Paulo, Universidade de São Paulo, 2008.
• YARDLEY, L. Interference between postural control and mental task performance in patients with vestibular disorder and healthy controls. Journal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry 71(1): 48-52, 2001.

UNIDADE 13: Fisiologia Neuromuscular e Metabolismo Energético
Ementa: Fisiologia da contração muscular (neuromuscular), tipos de contração e sua relação com o metabolismo energético. Fadiga central e fadiga periférica
Carga horária: 20 horas
Professor: Mestre. David Vicente
Referências:
VANDERVOORT, A. A. Aging of the human neuromuscular system. Muscle and Nerve, 25, 17-25, 2002.
MINETTO, M.A.; et al. Mechanisms of cramp contractions: peripheral or central generation? J Physiol, 589:23, p. 5759–5773, 2011.
POWER, S.K.; HOWLEY, E.T. Fisiologia do Exercício, Teoria e Aplicação ao condicionamento e ao Desempenho, editora Manole, 8°ed, 2014.

UNIDADE 14: Neurociência, Atividade Física e Envelhecimento
Ementa: Aspectos demográficos, epidemiológicos e biopsicossociais do processo de envelhecimento. Conceituação do processo de envelhecimento, suas alterações morfofuncionais e fisiológicas. Atividade física, exercício físico, aptidão física para idosos. Autonomia funcional e a qualidade de vida. Produção do conhecimento em atividade física, saúde e envelhecimento.
Carga horária: 20 horas
Professor: Mestre Elida Costa
Referências:
• FARINATTI, P.T.V. Envelhecimento: promoção da saúde e exercício. São Paulo: Manole, 2°v, 2008.
• MAZO, G.Z. Atividade física, qualidade de vida e envelhecimento. Porto Alegre: Sulina, 2008.
• ACSM. AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE. Exercise and Physical Activity for Older Adults. Medicine Science of Sports and Exercise. v. 41, n. 7, p. 1510-1530, 2009.

UNIDADE 15: Princípios de Neuroimagem
Ementa: Entender e avaliar técnicas de imagem que explorem a atividade cerebral. Ressonância magnética, Ressonância funcional, Eletroencefalografia quantitativa (EEGq), Single photon emission computed tomography (SPECT), Positron emission tomography (PET).
Carga horária: 15 horas
Professora: Doutrora. Barbara Pires
Referências:
• NIEDERMEYER, E.; DA SILVA, F.L. Electroencephalography: basic principles, clinical applications and related fields. ed. 5, Lippincott Williams & Wilkins, 2005.
• ATLAS, S.W. Ressonância Magnética do Cérebro e da Coluna Vertebral. v.2, ed.3, Revinter, 2008.
• ENGLISH. R.J.; BROWN S.E. Spect: Single-photon Emission Computed Tomography: a Primer.Society of Nuclear Medicine, 1990.

ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA (não é disciplina a ser cursada)
Carga horária: 80 horas

Desevolvimento e Elaboração da Monografia

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Unidade 1

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Duração: 360 horas
Palestras: 0
Nível: Avançado