skip to Main Content
(21) 99186-5884 contato@neurocienciasaplicadas.com.br
Você Sabe O Que é “fadiga De Decisão”?

Você sabe o que é “fadiga de decisão”?

Enquanto a pandemia segue e o período de quarentena se estende, muitas questões começam a aparecer
.
O sofrimento psíquico, com aumento de ansiedade e depressão, e prejuízo da saúde mental, tem sido cada vez mais abordados.
Mas os danos não ficam só por aí, já ouviu falar sobre “fadiga de decisão”?
.
Do termo inglês “fatigue decision”, representa a sobrecarga cognitiva que estamos passando. Todas as etapas de processamento da informação estão sobrecarregas. Excesso de estímulo e informação, em todos os sentidos: desde os danos da COVID19, passando pelas formas de contágio e chegando na organização do nosso dia a dia
.
Será que tem máscara limpa para eu ir ao mercado? É seguro levar meu bicho de estimação no veterinário? O que tem na geladeira/dispensa para comer, sem que eu precise sair de casa? Lavei as compras adequadamente?
.
Essas são só algumas das novas questões que passaram a fazer parte de nossas vidas. Informações e estímulos novos que causam um verdadeiro “engarrafamento” nas etapas de processamento. Sabemos que o processamento de informação, assim como a atenção, tem capacidade limitadas. Ou seja, existe um limite de informação/estímulo que nosso cérebro pode lidar por vez
.
Essa sobrecarga acaba produzindo dificuldade de concentração, contribuindo para o aumento da ansiedade (principalmente por ficarmos preocupados se esquecendo algo), interferência no sono (passando uma lista mental sobre essas questões novas). Essas consequências acabam contribuindo para aquela cascata que conhecemos: aumento de ansiedade, menos sono, aumento do cansaço, menos motivação no dia a dia, dificuldade de memória, congelamento ou dificuldade de tomar decisão; e por aí vai. Isso sem falar no reforço que essa cascata fornece ao transtorno depressivo, só para citar um.
.
Essa adaptação necessária passa por um luto e pela concretização de que temos uma nova realidade. Entender esse ponto é crucial para não sucumbir diante de tantos novos procedimentos, adereços e informações. Entender que temos limitações também parece ser uma boa saída momentaneamente.

É claro, além das dicas mais genéricas que ajudam uma organização na tentativa de filtrar tantas coisas novas, tais como estabelecimento de rotina, listas de organização, busque alguma atividade prazeroso e recompensadora, repense a expectativa.
.
Lembre-se sempre, não é uma receita de bolo, são dicas que podem eventualmente ajudar
.
Fonte que inspirou o texto: https://www.nbcnews.com/better/lifestyle/it-s-not-just-quarantine-s-getting-us-down-it-ncna1209221

Back To Top